segunda-feira, 21 de junho de 2010

Teatro


Teatro Nacional de Gana

O Teatro Nacional de Gana é co-construído pelo Governo da República Popular da China eo Governo da República de Gana.
É um belo Edifício situado no Coração de Accra. O Teatro Nacional de Gana, abriga Três Companhias os residentes.
A Companhia Nacional de Dança
Os Jogadores do Teatro Nacional (Abibigromma)
A Orquestra Sinfônica Nacional
Ele tem Também Três Grupos de Jovens chamados;
A Fábrica Dance Dance Factory
A IndigenAfrika e Vision Band Band.
O teatro é um lugar ideal para sediar eventos como conferências, seminários, prêmios da noite, Workshops, Apresentações Artísticas, recepções, reuniões gerais, etc e as partes com o fornecimento ininterrupto de electricidade, o Teatro Nacional é a sua escolha para qualquer evento.

Tv


TV3 Ghana
Rede TV3 limitada (TV3 Ghana) é a confidencial, livre-à-ar radiodifusor da televisão dentro Ghana qual é possuído perto Malaysian meios gigantes Meios Prima. Lançado dentro 1997, TV3 Ghana areja e produz uma variedade de programas da televisão including boletins, dramas e bem sucedido aclamados de notícia televisão da realidade e as mostras de entertainment, algumas de que são baseadas aparentemente em programas Malaysian arejaram pelas canaletas da televisão sob meios Prima. Por exemplo: Mentor de TV3 Ghana foi baseado no TV3 Malaysia'competição cantar de s, intitulada também Mentor.
Os meios Prima reivindicam que TV3 Ghana se estabeleceu como a estação a mais prestada atenção da televisão do livre-à-ar em Ghana, conseguindo a penetração de âmbito nacional de 65% em end-2006 e apontando alcançar 90% por 2008. Os meios Prima esperam-se também alistar TV3 rede Ltd no Troca conservada em estoque de Ghana pelo primeiro quarto de 2008.




Abaixo apresentaremos nomes de alguns dos principais canais de
telecomunicação no Ghana.

Tevê de Ghana (GTV);
Tevê do metro;
TV3;
Multichoice;
Teve da V-rede;
Teve de fantasia;
Teve Agoro (TVA)

sábado, 19 de junho de 2010

Cinema


Em Ghana ir a um cinema é um luxo, coisa pra quem tem muito dinheiro. A maior parte da população tem acesso aos cinemas itinerantes que param de cidade em cidade exibindo filmes em VHS.
Para divulgar a exibição os donos de cinemas itinerantes contratam artistas para reproduzirem as capas das fitas VHS em cartazes.
Nos anos 80 quando a galera de Gana queria ver um filme, era só esperar o próximo caminhão-cinema ou cinema-móvel, chegar na sua cidade e curtir.
Era costume lá, ou ainda seja, assistir filmes nesses cinemas itinerantes, que vinham munidos de uma televisão, um vídeo-cassete e uma cópia pirata do mais novo sucesso de Hollywood.

Pontos Turísticos de Ghana




ACCRA

A capital do Gana é uma cidade viva 24 horas do dia. Está lotada de árvores que coexistem com os escritórios de governo e as lojas por todas suas ruas. Ali encontrará o Mercado Makola na rua Kojo Thompsom cuja atividade é constante durante toda a semana. Também encontra-se aberto todos os dias o Museu Nacional de Gana onde exibe-se mostras da história e cultura do país (horário entre 9 e 18 horas). Outro curioso mercado é o Obruni Wao, perto da estação, onde também vende-se roupa de segunda mão, e o Timber, mais longe do centro, onde encontram-se objetos curiosos com animais e fetiches típicos.

O Centro de Artes, oficialmente conhecido como Center for National Culture, é um lugar cheio de objetos de artesanato de Accra: roupa tradicional, objetos de madeira, esculturas, instrumentos típicos, etc. Na parte oeste da cidade encontra-se o Mercado Kaneshie, uma visita que vale a pena. Ali pode-se encontrar desde alimentos até as melhores telas.

Não deixe de visitar a Praça da Independencia, com seu arco, a Casa do Parlamento e as Cortes, pois estas construções são distintivos da cidade.

Os Tres Fortes de Accra (James Fort, Ussher Fort e Christianborg Castle -conhecido como "O Castelo") guardam o panorama e são fieis testemunhas da história da civilização. O primeiro deles é agora uma cadeia e o segundo e o terceiro são utilizados pelas autoridades oficiais.
PRAIAS PRÓXIMAS A CAPITAL

Ao longo da rua Labadi encontrará o caminho que conduz a Praia Labadi, um popular ponto para os veranistas de fim de semana. Mais adiante aproximadamente, sete quilômetros fica Praia Coco, muito mais encantadora. Continuando pelo mesmo caminho chega-se a Praia Kokrobite, que acolhe a Academia de Artes e Música Áfricana (AAMAL). Devido a Academia, as noites nesta zona tornam-se verdadeiras festas de música tradicional, especialmente durante os finais de semana.
ARREDORES DE ACCRA

Um dos atrativos mais impressionantes da zona, a 35 quilômetros da capital, é o Parque Botânico Aburi, criado pelos britânicos há mais de 100 anos. A Universidade do Gana, a mais antiga do país, merece também uma visita.
COSTA LESTE DO GANA
TEMA

É um dos portos mais importantes do Gana. Sua atividade industrial e numerosa população fazem dela uma das principais cidades do país. Ao norte do porto está o verdadeiro coração de Tema, chamado "Community", onde encontrará um mercado muito animado.
ADA

Fica na metade de caminho entre Accra e Lomé, uma pequena vila perto do rio Volta. Está rodeada de praias pequenas e formosas. Muito perto pode-se visitar a aldeia pesqueira de Prampram e alguns fortes que valem a pena serem vistos como Yernom e Kongensten.
AKOSOMBO

Ascendendo o curso do rio Volta, a primeira parada é Akosombo. É uma cidade que emerge vibrante a beira do Lago Volta, com impressionantes vistas. Pode-se tomar uma embarcação no porto e percorrer os arredores da zona, especialmente para a pressa, a dois quilômetros da cidade. Continuando para o sul, depois de percorrer uns cinco quilômetros, chega-se a Atimpoku. Não muito longe encontra-se um lugar perfeito para fazer excursões em canoa, Kpong.
HO, AMEDZOFE E KPETOE

Seguindo a rota norte pelo leste do país, encontra-se Ho, muito perto da fronteira com Togo. É uma cidade animada e interessante. Os maiores atrativos desta pequena população ewé são o mercado e o museu.

Nos arredores de Ho distinguem-se Amedzofe, um lugar ideal para fazer excursões pela montanha, mas se quer é adquirir tecidos confeccionados pelos nativos com uma destreza digna de admiração, deve ir na localidade fronteriça de Kpetoe.
KPANDU

Entrando para o interior e um pouco mais para o norte aparece Kpandu. É outra das povoações que descansam a beira do Lago Volta e além é uma das principais estações da rota Gana-Togo. Ali atracam numerosas embarcações. Na zona pode-se realizar passeios curtos para conhecer a zona.
A COSTA OESTE
WINNEBA

Partindo desde Accra pode-se percorrer a Costa Oeste. A primeira parada obrigatória é Winneba, onde encontram-se as melhores praias, as mais paradisiacas e tranquilas de tuda a costa de Gana. Na zona encontrará numerosas aldeias pesqueiras de grande encanto. Deve visitar Senya Beraku, o Forte e um dos paraísos do surf, Fete.
APAM

Ao oeste de Accra encontra-se esta pequena cidade onde levanta-se imponente o Forte Leydsaamheyd, também chamado Forte Patience. Está composto por uma série de construções realizadas por europeus nos tempos do tráfico de ouro, marfim e escravos.
CAPE COAST

Conhecida como Oguaa é uma cidade de fala fante. Possui um formoso castelo que data do século XVII. Foi construida pelos suecos e converteu-se rapidamente no centro de operações da posterior incursão britânica. Também é famosa pela universidade e as praias. Outra das razões para visitar Cape Coast é o Festival Fetu que celebra-se no mês de setembro.
Excursões desde Cape Coast

Desde Cape Coast podem-se fazer excursões até as pequenas aldeias nas redondeças. Biriwa, é famosa pelas praias, enquanto Anomabu oferece um forte chamado William, construido pelos alemães no século XVII e reconstruido após pelos britânicos. Também nesta vila pode-se ver um Santuário Asafo, que conta uma grande história. A uns 25 quilômetros ao leste de Cape Coast está Saltpond, que oferece também a possibilidade de visitar seu santuário asafo.
PARQUE NATURAL KAKUM

Encontra-se a uns 30 quilômetros direção norte desde Cape Coast e conta com uma reserva florestal do tipo tropical digna de admiração. A fauna da zona é composta por macacos, elefantes, antílopes e outros formosos animais típicos da África.
ELIMINA

É popular pelas construções do Forte St. George construido pelos portugueses no século XV, e pelo Forte St. Jago com mais de 150 anos de existência desde o passo dos holandeses. Ambos os dois foram cedidos aos britânicos e construiram centros de importância no tráfico da época. O povoado de Elimina é renconhecido pelo Festival de Pesca na primeira terça-feira de julho.
KOMENDA

O mais atrativo da localidade é seus dois fortes, um inglês e outro alemão, que refletem a antiga rivalidade na zona entre estas duas potências.
SHAMA

A seguinte parada na rota pela Costa Oeste é Shama. Aqui pode-se desfrutar do ambiente e o colorido do mercado, além de visitar o forte português, em boas condições.
BUSUA

Busua é a zona preferida das embarcações pesqueiras que chegam a suas costas. Pode-se comprar peixes a preços muito econômicos ou desfrutar de um apaixonante passeio noturno para praticar a pesca do jeito tradicional.
DIXCOVE

Dixcove é uma vila tranquila dominada por um forte de construção portuguesa. Ao longo das colinas podem-se obter as mais impressionantes vistas da natureza que rodeia a zona. Está bordeada de praias de real beleza. As melhores praias da zona encontram-se em Princes Town.
SEKONDI-TAKORADI

Takoradi é um importante porto em cujas proximidades encontra-se a Base Naval de Sekondi. Esta linda cidade mostra todo seu ar colonial nas velhas construções do bairroEuropeam Town. Um dos máximos atrativos é o Forte Orange, de construção alemã.

Em Takoradi encontram-se os melhores hotéis, além de um mercado e um Centro Artesanal. Pode-se realizar passeios pelo porto ou descansar em suas praias.
AXIM

Pode-se ver na zona um forte de construção portuguesa, Santo Antonio (St. Anthony), do século XVI, e um pequeno povoado que encontra-se não muito longe de Axim, chamado Nkroful, berço de Nkrumah. Desde aqui é fácil aceder ao Forte Apollonia e a Beyin.
HALF ASSINI

É este o último destino na rota pelo litoral ocidental. Daqui pode-se cruzar a fronteira para Costa de Marfim.
O CENTRO DE GANA
KUMASI

A antiga capital de Ashanti é o maior centro da cultura e comércio no Gana. Tem uma população aproximada de 400.000 habitantes e mostra na arquitetura uma mistura excepcional de herança colonial e características africanas. Aqui pode-se visitar o Centro Cultural, com exposições da cultura do país, (tem uma livraria pequena e muito interessante) e o Museu Prempeh II ilustrando a história de Ashanti. Possui uma recopilação de fotografias e exposições de artesanato e objetos tradicionais. O Museu Militar está situado no antigo Forte St. George e está aberto diariamente. Também é interessante a visita ao Palácio Asantehem (não pode-se entrar de calção curto e vestidos muito decotados) e observar uma construção cheia de história. Porém, sem dúvida, o mais animado de Kumasi é seu enorme mercado, onde pode-se encontrar de tudo.
Arredores de Kumasi

A 30 quilômetros de Kumasi encontra-se o Lago Bosumtwi, com 100 metros de profundidade. É um lugar popular para excursões de fim de semana. Outra interessante excursão leva a Reserva Owabi, e ao pequeno povoado de Bonwire, onde pode-se encontrar o melhor artesanato da zona. O mesmo acontece em Ahwiaa, Ntonso e Kurofuforum, onde pode-se apreciar e comprar as apreciadas produções tradicionais.
OBUASI

Esta pequena localidade, ao sul de Kumasi, encontra-se belamente rodeada de montanhas e tem como principal atrativo suas minas de ouro.
SUNYANI

Voltando a Kumasi, em direção noroeste, localiza-se Sunyani, parada obrigada. Aqui encontrará bancos, hotéis e bons restaurantes. Daqui pode-se chegar á Costa de Marfim, passando primeiro por Berekum.
MAMPONG

A uns cinquenta quilômetros de Kumasi em direção nordeste localiza-se Mampong. O mais bonito é os arredores. Vale a pena conhece-los, a pé ou de bicicleta.
KUJANI E O PARQUE NACIONAL DIGYA

Situado no centro leste do país, nas aproximidades do Lago Volta, encontra-se este parque, um dos maiores do país.
YEJI

Ao norte do lago e da reserva acha-se Yeji. É uma boa parada no caminho para o norte do país. A cidade dispõe de um atrativo mercado.
KETE KRACHI

Descansa na beira norte do Lago Volta. Foi uma cidade que ganhou importância quando criou-se o lago, sendo um ponto importante nas antigas rotas de tráfico de escravos. Suas estações naturais são de singular beleza. Daqui pode-se chegar à localidade de Kpandai.
O NORTE DE GANA
TAMALE

É uma cidade comercial e a capital da província do norte. É um grande centro produtor de algodão e arroz. Entre os lugares que a cidade oferece como atrativo para o visitante encontra-sen o mercado, especialista em tecidos locais e o Centro Cultural Nacional.
Arredores de Tamale

Desde Tamale podem-se fazer excursões até algumas das localidades próximas como Daboya, conhecida pelos bons tecidos; Yendi, destacando pelo palácio e o Festival Damba de Dagomba. Para o oeste encontra-se o Parque Nacional Mole, um parque rodeado de natureza selvagem. Não muito longe acha-se a mesquita mais antiga do país, em Larabanga, de 1421, sem autor conhecido.
WA-LAWRA

Duas cidades situadas no extremo norodeste do país, famosas pelos festivais que celebram-se em outubro. Wa possui um colorido mercado e uma mesquita para visitar.
BOLGATANGA

É uma cidade de crescente desenvolvimento situada no extremo norte do país. Sua popular produção de artesanatos representa particular atrativo para os visitantes. Debe-se visitar seu mercado.

A zona de Paga Crocodile Ponds está habitada por grandes quantidades de crocodilos. Pode-se visitar durante a época mais seca do ano (de dezembro a abril).
NAVRONGO

Encontra-se no caminho à fronteira com Burkina Faso. O mais atrativo da cidade é sua Catedral e, claro, o Lago de Tono, situado a oito quilômetros.
NAKPANDURI

Nakpanduri é o lugar onde encontra-se a casa de descanso do governo, com razão pois é um lugar tranquilo e sereno. Daqui pode-se viajar até as encantadoras povoações próximas e conhecer um pouco mais desta bela parte do país.
Gastronomia de Gana

Entre os pratos mais típicos de Gana destaca o Fufu (casabe fermentado), uma entrada acompanhada de algum molho a base de amenduim ou uma mistura viscosa de quingombó. Pode-se degustar principalmente nos chamados "chop bar". As frituras são típicas comidas de rua, enquanto o pintade (aves guineanas) são servidas nos restaurantes do norte.

Aconselhamos que experimente o arroz com peixe defumado. Bebidas Pode-se beber a cerveja produzida localmente chamada Pito, servida em vasos de cabaça tradicionais da zona nordeste. Seu sabor é singular e agradável. Lembre-se beber sempre água engarrafada.

Artes




As tradições do Gana são excepcionalmente interessantes nas artes, festivais e rituais. As vilas artesanais são popularmente conhecidas pela produção de téxtis e prendas de variadas cores e desenhos como o Kente, o traje típico dos reis da região central.

Ao longo do país encontrará numerosos assentamentos tribais que ainda praticam suas crenças religiosas tradicionais. Não é estranha a existência de tótens e túmulos sagrados para os moradores, que não encerram apenas um místico elo de história africana, mas uma beleza artística inigualável. As esculturas geralmente têm forma de animais, frutas ou vegetais que guardam uma importância particular no modo de vida tribal.

A literatura do Gana é uma das mais brilhantes e ancestrais de todo o continente africano. Entre os escritores que viveram após do período independentista destacam Ayi Kwei Armah e seu romance "Os belos ainda não nasceram"; Kofi Awoonor e "Esta terra, minha irmã"; Amu Djoleto e "Furacão de Poeira" e Kojo Laing com "Buscar o doce País". Além do romance, em Gana tem-se cultivado o teatro e a poesia.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cultura Em Ghana



Talvez a mais visível (e vendável) contribuição cultural de Gana atualmente seja o tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores e simbolismo. O kente é feito por habilidosos tecelões ganenses, e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi (Bonwire é conhecida como a terra do kente, apesar de algumas áreas da região do rio Volta também reclamarem o título).
Ali se encontram vários tecelões produzindo longas peças de kente. Estas peças podem ser costuradas juntas para formarem os grandes turbantes que são usados por alguns ganenses (especialmente chefes) e são comprados por turistas em Acra e Kumasi.
Após a independência, a música de Gana floresceu, particularmente um estilo dançante chamado high life, que é muito tocado nos bares e clubes do país. Muitos ganenses são adeptos da percussão, e não é incomum escutarem-se tambores sendo tocados em eventos sociais.